“Ah… mas aula de Ballet Online não é a mesma coisa”
Com certeza não é a mesma coisa, nem se tem aproveitamento semelhante à uma aula feita com um professor junto. Mas quando não podemos fazer aulas presenciais, a aula online é nossa única alternativa e ela pode sim dar bons resultados e pode fazer com que seu desenvolvimento no Ballet Clássico seja ainda maior. Se você tem oportunidade de fazer aulas em escola de dança combinadas com treinamento em casa, melhor ainda! Um complementa o outro e o bom resultado é garantido.
Nesta época de pandemia mundial devido ao COVID-19, nós também abrimos turmas online para que vocês não fiquem parados e possam continuar melhorando seu desempenho no Ballet Clássico. Para ajudar listamos aqui algumas dicas.
1. Preparando seu local:
Primeiramente, escolha o local mais amplo da sua casa, se possível bem iluminado, isto te ajuda a manter atento e caso seja por videoconferência, seu professor pode ver melhor seus movimentos e assim fazer as correções necessárias. Tire objetos que possam te atrapalhar ou que ofereçam risco pra você.
2. Cuidado com piso escorregadio:
Com a falta de um linóleo no piso, pode ser que você tenha dificuldades de adaptação e corra riscos de escorregar. Para isso indicamos o uso de sapatilhas mais aderentes e caso não tenha, usar meias com antiderrapante. Outra alternativa é usar gotinhas com cola puff (daquelas que se expandem com o calor do ferro de passar roupa) na sola de uma meia ou de uma sapatilha que escorregue muito.
3. Uso de barra:
É comum não termos uma barra em casa para se exercitar, mas você pode improvisar se apoiando no encosto de uma cadeira, em uma janela, uma mesa, tenha sempre alguma alternativa para te ajudar nos exercícios de barra. Se tiver interesse, pode adquirir uma. No YouTube há vários tutoriais fáceis de como construir uma barra de Ballet com canos PVC. Crianças, por favor, deixem isso para os adultos, hein!
4. Materiais sempre por perto:
Pode ser que durante a aula você precise de alguns materiais, então evite perder tempo procurando ou pegando algo no decorrer da aula. Já deixe próximo a você o que pode ser utilizado, mesmo que seu professor não peça. Objetos como: Colchonete, tapete, fitas elásticas (tipo theraband), toalhinhas, e outros materiais que você tenha e imagina que possam ser utilizados. Uma garrafinha de água é indispensável para facilitar sua hidratação.
5. Escolha do dispositivo visual:
Para uma melhor visibilidade da aula, seja por videoconferência ou por vídeo-aulas, escolha a maior tela que você tiver em casa. Se tiver um computador disponível, é melhor do que assistir em um smartphone, já que a tela é maior. Assim como é possível conectar o smartphone ou o computador para jogar a imagem para uma TV, e também tem SmarTvs que podem reproduzir a video-aula sem precisar conectar a outro dispositivo. No caso de videoconferência, tem que se atentar também à câmera que vai captar a sua imagem. Cada dispositivo tem limitações e possibilidades diferentes, caso isso tudo seja difícil pra você entender, peça ajuda a alguém de sua confiança.
6. Teste o àudio:
As instruções de seu professor devem ser bem ouvidas, para isso faça um teste de áudio do seu dispositivo de reprodução. Se achar que o volume máximo dele ainda é fraco, conecte um outro dispositivo de reprodução de áudio nele. Quando se conecta em TVs o som costuma ser reproduzido nelas em boa qualidade.
7. Verifique sua conexão:
Em caso de aulas ao vivo, uma internet de boa qualidade evita travamentos do vídeo, delays e outros problemas durante a aula. Uma dica pra quem não tem um bom sinal de internet é desconectar outros dispositivos ou fechar páginas e aplicativos que também estejam usando a internet desnecessariamente.
8. Aqueça seu corpo antes da aula:
Pelo menos cinco minutinhos de aquecimento já ajuda muito para um melhor desempenho nas aulas. Os músculos precisam estar aquecidos antes da aula para evitar lesões. E como a maioria das aulas online têm duração menor que uma hora, muitos professores esperam que os alunos já tenham se aquecido antes e possam aproveitar melhor sua aula de Ballet. Escolha exercícios cardiovasculares de baixo impacto. Para um aquecimento rápido, faça uma corridinha sem sair do lugar, polichinelos, afundos, exercícios que movimentem todo o corpo.
9. Faça alongamentos antes e depois da aula:
Aquecimento e alongamento são fundamentais para evitar lesões e melhorar seu desempenho nas aulas de Ballet Clássico, não esqueça que para alongar é indispensável aquecer primeiro.
10. Procure por professores profissionais
Toda atividade física deve ser bem orientada por um profissional da área. Ao começar aulas de Ballet Online, principalmente se você nunca fez um curso de Ballet, procure saber a qualificação profissional do seu professor. A prática mal orientada pode oferecer riscos para sua saúde e principalmente para suas articulações e músculos. Por isso nossos alunos do Ballet para Todos são orientados por uma professora profissional em Educação Física.
11. Dica BÔNUS:
Clique aqui e veja alguns exemplos bem explicadinhos e ilustrados de exercícios para aquecimentos e alongamentos que você pode fazer em casa.
Lembra de mais alguma dica? Fique à vontade para comentar e compartilhar com os amigos! Veja também algumas dicas para fortalecer seus pés clicando aqui. Não esqueça que também temos dicas no intagram! 😘💜
Faça aulas de Ballet Online conosco!
Tem mais de 17 anos? Faça uma:
Fonte de ilustrações: wikihow