Posições dos braços no Ballet

As posições dos braços podem ter muitas diferenças nas nomenclaturas ou ainda se tratando de ângulos e alinhamentos do corpo. Ao contrário das posições básicas dos pés, que são internacionalmente semelhantes entre as metodologias de ballet clássico mais conhecidas, diferindo apenas na nomenclatura e uso dos pés paralelos.

 
Mas como é em cada escola/metodologia?

Veja a seguir as principais posições dos braços conforme os mais conhecidos métodos/escolas de Ballet Clássico. Começaremos com as metodologias inglesa (RAD) e francesa, pois são as que mais trabalhamos.

Inglesa (RAD):

posições dos braços ballet escola inglesa

Fonte: theballetsource.com

  • Preparatória ou Bras bas: Braços arredondados e abaixados, com os dedinhos encostando/repousando levemente na frente das coxas.
  • Mãos na cintura: Não é oficialmente considerada uma posição de Ballet, mas pode ser usada em coreografias e exercícios de vários estilos de dança.
  • 1ª posição: Os braços fazem um desenho oval à frente do corpo, sendo que as mãos devem estar curvadas na altura do estômago, dando continuidade e leveza à linha dos braços. Ombros relaxados, cotovelos sustentados e palmas das mãos viradas para o corpo (pra dentro).
  • 2ª posição: Braços abertos, levemente curvados à frente dos ombros. Eles devem estar relaxados, assim como os ombros, mas os cotovelos não podem quebrar a linha dos braços, ou seja, não podem ficar caídos ou muito erguidos. As mãos ficam com as palmas viradas para frente, mas levemente curvadas para dentro, dando continuidade à linha dos braços.
  • 3ª posição: Um braço na 1ª e outro na 2ª
  • 4ª posição: Um braço na 2ª e outro na 5ª (veja a descrição da 5ª)
  • 4ª posição cruzada: Um braço na 1ª e outro na 5ª (veja a descrição da 5ª)
  • 5ª posição: Ambos os braços estão pra cima e um pouco curvados para dentro de forma oval, de forma que as mãos fiquem acima e um pouco à frente da cabeça, com as palmas viradas para baixo. Os ombros continuam relaxados, não os levante.
Francesa:

Posições dos braços ballet Escola Francesa

Fonte: Grant (1982)

  • Preparatória, ou braço em repouso: Parece o da RAD, mas é feito lateralmente às coxas.
  • 1ª posição: Semelhante à RAD.
  • 2ª posição: Semelhante à RAD.
  • 3ª posição: A 4ª da RAD
  • 4ª posição: A 4ª cruzada da RAD
  • 5ª posição: Semelhante à RAD.
Russa (Vaganova – Bolshoi):

posições dos braços ballet escola Russa

Fonte: Grant (1982)

  • Preparatória: Semelhante à RAD
  • 1ª posição: Semelhante à RAD.
  • 2ª posição: Semelhante à RAD.
  • 3ª posição: A 5ª da RAD

Obs.: As outras posições são consideradas fusões dessas três.

 

Italiana (Cecchetti):

Posições dos braços ballet escola italiana metodologia Cecchetti

Fonte: Grant (1982)

  • 1ª posição: Braços abaixados e arredondados de forma que os dedos quase tocam nas coxas. Parece muito com a preparatória da RAD, com as mãos mais afastadas.
  • Demi-seconde: Um meio caminho entre a 1ª e a 2ª posição. Braços ao lado do corpo, levemente curvados em diagonal para baixo com as palmas das mãos viradas para baixo. Essa posição é usada nas etapas do allégro, como no glissade, nos quais os braços que estavam na 5ª en bas se abrem pra demi-seconde e fecha novamente na 5ª en bas.
  • 2ª posição: Se assemelha à RAD. O cotovelo fica um pouco mais baixo que o ombro, e o pulso um pouco mais baixo que o cotovelo. As palmas das mãos voltadas para o público, mas há registros que permitem as palmas para baixo.
  • 3ª posição: Um braço em demi-seconde e outro na 5ª en bas.
  • 4ª posição en avant (na frente): Um braço em 2ª e o outro em 5ª en avant.
  • 4ª posição en haut (acima): Um braço em 2ª e outro na 5ª en haut .
  • 5ª posição en bas (embaixo): Semelhante à preparatória da RAD.
  • 5ª posição en avant (à frente): 1ª da RAD.
  • 5ª posição en haut (acima): 5ª da RAD

Ainda há outras posições dos braços específicas de alguns movimentos ou poses, os quais serão descritos quando tais movimentos ou poses forem explicados.

 

Regra geral:

A mão é continuação da sua linha de braço, você não pode quebrá-la. Pra isso, quando se trata da posição das mãos, deve prestar atenção também no ângulo do seu pulso.

 

Ainda temos vagas para aulas online nas seguintes turmas:

Ballet Básico (12 a 16 anos) e Ballet Adulto iniciante (17 anos acima).

Conheça Nossas turmas de Ballet Online e também nosso instagram.

 

REFERÊNCIAS:

GRANT, Gail. Technical manual and dictionary of classical ballet. New York: Dover Publications, Inc, 1982.

THE BALLET SOURCE. Ilustração encontrada no Google e disponível em: theballetsource.com/ Acesso em: 07 de dezembro de 2019.

Deixe um comentário