Notas: Alinhamento dos quadris

Quem acompanha nosso instagram já deve ter visto alguns posts sobre o alinhamento dos quadris. Hoje trago uma nova ilustração, feita por Naomi Rosenblatt para o livro: Inside Ballet Technique.

alinhamento dos quadris

Vale lembrar que o alinhamento do quadril em relação à coluna pode variar em cada método/escola de Ballet. Por exemplo no attitude derrière temos diferenças em cinco métodos: Cecchetti (Italiano) / Francês, Balanchine (americano), Vaganova (russo), Royal Ballet (inglês) e para hipermóveis.

quadris no attitude derriere

Ilustrações do site: aballeteducation.com

Cada uma delas é tecnicamente correta, mas baseada em duas coisas: como as linhas se curvam e se cruzam; como o centro é colocado e ponderado; e a inclinação do berço pélvico (quadris).

A pelve é um dos segmentos corporais mais importantes nas técnicas corporais. Não é apenas o centro do corpo, é também o elo entre nossas áreas inferior e superior. É importante que cada pessoa esteja ciente não só do controle da sua pelve, como de seu alinhamento e de cada movimento que seu corpo faz. Assim, poderá evitar o risco de ferimentos.

quadril encaixado

Conforme a imagem acima  (de Danza ballet), a pelve pode ficar em três posições: a posição neutra (1ª figura da esquerda), a anteversão ou inclinação anterior (figura central) e a retroversão ou inclinação posterior (última figura – da direita). A anteversão e retroversão da pelve funcionam como um excelente exercício que estimula as articulações vertebrais e servem como aquecimento, mas não são posturas corretas no ballet clássico.

A posição correta da pelve no Ballet clássico é a neutra, a qual chamo de encaixada. Chamo assim pois a musculatura dessa região se contrai de acordo com cada movimento feito, ficando bem firme para um melhor equilíbrio. Isto serve para todos os métodos.

Outro exemplo é o alinhamento no Passé e Retiré:

quadris no Passé e retiré

Neste caso, o joelho da perna flexionada se eleva no máximo até a altura dos quadris, os quais devem se manter horizontalmente alinhados. Na segunda imagem é possível ver que a perna de base não está formando 90° com o solo. Alguns bailarinos acham que isso está errado, mas eu e muitos outros bailarinos não achamos!

A perna de base pode ficar um pouco na diagonal (pra esquerda/direita) de acordo com o seu eixo, ou seja, o ponto em que seu equilíbrio fica estável, mas não pode ficar flexionada. Além dos cuidados com o alinhamento correto da coluna, dos ombros e dos quadris, não podemos esquecer do trabalho “en dehor” das duas pernas, sem perder o equilíbrio.

Veja mais dicas no nosso insta @ballet_paratodos  😘💜

Este post tem um comentário

Deixe um comentário