Pés de bailarinos: Cuidados essenciais

“Meu pé… meu querido pé que me aguenta o dia inteirooooo!”

meu querido pe - ratinho - castelo rá-tim-bum

Imagem: Castelo rá-tim-bum – TV Cultura

O assunto do dia é o pé de bailarino! Neste dia que muitos cristãos celebram o lava-pés de Jesus em seus discípulos, lembrei desse assunto que é muito importante não só pro ratinho do Catelo Rá-tim-Bum (tive que citá-lo pois o amo mesmo), como também para todos os bailarinos, principalmente os de Ballet Clássico e mais ainda os que usam sapatilhas de ponta.

Os pés dos bailarinos sofrem muito, isso ninguém pode duvidar! Mas há várias maneiras de amenizar esse sofrimento, dicas e cuidados para antes, durante e depois de cada período de ensaio, treinamento ou dança.

pes de bailarinos - cuidados

Como cuidar dos pés dos bailarinos em 12 passos:

 

1. Higienize bem seus pés:

Primeiramente vale relembrar que os pés dos bailarinos precisam ser devidamente higienizados. Lave-os direitinho frequentemente com água e sabão, esfregue entre os dedos, passe escova para limpar bem as unhas e regiões que sujam facilmente. Tome cuidado para a escova não agravar alguma ferida que possa ter. Seque bem seus pés com uma toalha limpa, lembre-se de secar entre os dedos também. Isto pode evitar muitas doenças para seus pés, principalmente por fungos e bactérias. Por exemplo: frieiras, pés-de-atleta, micoses nas unhas, feridas que doem e coçam, o que incomoda bastante pra quem dança.

2. Passe talco:

O talco é um verdadeiro aliado dos bailarinos no combate aos fungos e até mesmo pra um maior conforto. O ideal é usar um talco antisséptico para pés (eu uso o tenys pé), mas se você ainda não tem, pode ir usando um talquinho daqueles de bebê até comprar o antisséptico, já ajuda um pouquinho. Particularmente uso sempre e carrego comigo na bolsa do Ballet. Como meu pé transpira muito, eu uso antes de calçar a sapatilha e depois (até eu chegar em casa para lavar os pés novamente). Uso muito na minha sapatilha de ponta, costumo colocar por dentro dela toda assim que termino de usá-la. Depois disso coloco em local arejado.

3. Tenha cuidados com as sapatilhas:

Além do talco, devemos ter outros cuidados com nossas sapatilhas, principalmente pela higienização delas. Sabemos que as sapatilhas de meia-ponta não duram muito tempo se lavarmos todos os dias (e nem pense em deixa-las de molho), e as de ponta nem podem ver água! Que situação hein, por isso nossos cuidados para não sujá-las são necessários! Você sabia que cada material da sapatilha tem uma forma diferente de limpar? Mas isso explicarei em outro post pra não estender muito este aqui.

Enfim, após usar as sapatilhas, deixe-as em local arejado para secar totalmente antes de guarda-las em saquinhos de tecido arejado também. Se possível deixe-as um pouco sob o Sol. Nada de guarda-las em sacos plásticos! Caso você tenha mais de um par de sapatilhas, reveze o uso entre elas. Importante relembrar que as sapatilhas precisam ser as mais confortáveis possíveis, por isso tenha muito cuidado quando estiver escolhendo uma sapatilha, não vá pela ideia dos outros. Atente-se também à vida útil de sua sapatilha de ponta, sapatilhas velhas demais podem prejudicar seus movimentos e provocar lesões. Cada bailarino tem um pé diferente.

4. Evite mexer em bolhas ou calos:

É comum surgir bolhas ou calos nos pés dos bailarinos, são formas de proteção do seu corpo. Mas se torna muito pior e mais dolorido se mexermos neles, se estourarmos ou arrancá-los. Aquele líquido que fica lá dentro da bolha, e o acúmulo de pele dos calos são auxiliadores na cicatrização. Por isso deixe-os sarar sem sua interferência e evite hidratação excessiva que possa dissolver essas camadas protetoras.

5. Proteja seus dedos:

Pés de bailarinos sofrem muito mais nas sapatilhas de ponta pois o peso do seu corpo o pressiona dentro da caixa da sapatilha, portanto, use protetores. Existe uma variedade de ponteiras, dedeiras, separadores de dedos, protetores de joanete e outros protetores que auxiliam muito, eu mesma não consigo usar sapatilha de ponta sem a ponteira. E não é apenas pelo fato de conseguir ou não, é um cuidado que você deve ter para evitar feridas nos seus pés. Escolha os que você achar mais confortáveis, são vários tipos de materiais, tem de silicone, de tecido, de espuma coberto com tecido, de silicone coberto com tecido, entre outros. A higienização desses itens também é essencial! Aqui também ressalto o uso do talco e dos saquinhos de tecido arejados para guarda-los.

6. Dê relaxamento aos seus pés com massagens e escalda-pés:

Isto aqui vale para todos, inclusive para não bailarinos! Todo nosso corpo precisa se relaxar, nossos pés principalmente pois são sobrecarregados durante o dia. Massageie seus pés utilizando um hidratante ou um óleo, além de aliviar dores e ajudar no relaxamento, tirando a tensão acumulada nos grupos musculares inferiores, auxiliará na hidratação da sua pele evitando calos e rachaduras. O escalda-pés também é aliviador após dançar na ponta e não é difícil de preparar, basta uma bacia com água bem morna (quente suportável que não te queime), sal grosso e até mesmo umas pedrinhas lisas e arredondadas. Coloque seus pés na água, esfregando-os no sal grosso e nas pedras até a água esfriar. Tem bailarinos que acrescentam vinagre, algumas ervas ou essências calmantes. Logo seus pés estarão aliviados das dores e prontos para um novo dia!

7. Hidrate e esfolie com moderação:

No item anterior mencionei o uso de hidratantes e óleos nos pés dos bailarinos, mas não exagere! Assim como não devemos esfoliar os pés com muita frequência. Estes procedimentos em excesso podem afinar a pele dos seus pés, o que pode causar mais feridas com o atrito das sapatilhas, inclusive ficando em “carne viva”. Faça isso no máximo duas vezes por semana, de preferência à noite e dando um intervalo maior possível até retornar a usar sapatilhas.

8. Use gelo:

Já é comum o uso de gelo como anti-inflamatório natural e para alívio de dor! Quem nunca usou ou viu alguém usar? E realmente funciona, mas o contato direto com a pele pode nos queimar, por isso use um tecido sobre a pele e coloque o sobre o tecido. Eu como professora costumo deixar no congelador vários saquinhos de gelo prontos para as emergências. Às vezes uso sem necessidade com as bailarinas menores principalmente, elas amam quando recebem pequenos cuidados como esse ao reclamar que “torceu” o pé ou pisou de mal jeito. Nem sempre é uma torção de verdade, por isso coloco por dois minutinhos, dou beijinho e elas voltam com toda energia! Rsrs!

9. Mantenhas as unhas curtas:

Nem é novidade isso, mas para você bailarino que está começando agora no Ballet Clássico, verás que é fundamental ter as unhas curtas para evitar dores. Não que dizer que precise cortar bem rente com a carne, mas pelo menos no centro da unha precisa estar rente, deixando as pontinhas alinhadas de preferência quadradinhas para evitar que suas unhas fiquem encravadas. Bom, pelo menos no meu caso as unhas encravam mais facilmente se eu cortá-las de forma arredondada, isso vai de cada um.

10. Cuide das unhas encravadas ou soltas:

Se de tudo ainda tiver unha encravada, não “futrique” na sua unha, eu mesma já tive problemas tentando desencravar minha unha sozinha, e ir em pedicure pode não ser uma boa opção pois existem muitas sem capacitação e que usam materiais mal esterilizados, o que podem causar ainda mais problemas pra suas unhas e pés. Portanto, procure um podólogo! Nós bailarinos precisamos do melhor tratamento para nosso pés e os podólogos são a única solução confiável. E se a unha estiver caindo? Não arranque! Evite mexer nela pois ela ainda continua tentando proteger seu dedo, se não puder ir a um podólogo, deixe ela se ajeitar sozinha até voltar ao normal.

11. Evite usar calçados desconfortáveis:

Quando não estiver usando as sapatilhas, e principalmente no dia que antecede uma apresentação, evite usar calçados desconfortáveis, saltos, calçados apertados, de sola dura, com tirinhas que machucam, fechados. Tente dar maior conforto aos seus pés usando de preferência, chinelos macios e arejados. Se for usar calçados fechados que não sejam macios, use meias de algodão. Solas amortecedoras diminuem os impactos causados pelas pisadas nas articulações dos joelhos e tornozelos e amenizam a pressão nas solas dos pés. Tudo isso deixará seus pés mais preparados para o momento de usar as sapatilhas.

12. Alimente-se bem:

Bailarino que se preze tem uma boa alimentação, todo o corpo agradece! Para os pés recomendamos alimentos ricos em zinco, vitaminas e cálcio. Além de serem fontes essenciais para os treinos, são fundamentais para fortalecer as unhas e mantê-las saudáveis e resistentes.

 

Tem mais alguma dica? Fique à vontade para comentar e compartilhar com os amigos! Veja também algumas dicas para fortalecer seus pés clicando aqui. Não esqueça que também temos dicas no intagram! 😘💜

Escrito por: Layanne Telles

Seja escritor do nosso Blog!

Este post tem 2 comentários

  1. Cida Cabral

    Ótimas dicas! É parabéns pelo blog, está lindo! 👏😘

Deixe um comentário