Tutorial: Como amarrar a sapatilha de ponta ou pré-ponta

Como amarrar a sapatilha? Você já deve ter percebido que em vários posts no nosso insta @ballet_paratodos citamos que as pontas das fitas das sapatilhas de ponta devem estar escondidas. Mas qual a maneira mais correta de amarrar essas fitas?

Várias maneiras são aceitáveis no Ballet Clássico, mas todas elas devem finalizar escondendo as pontas após fazer o nó. De toda forma, recomendamos fazer todo processo de amarração das fitas com os tornozelos flexionados, formando um ângulo de 90° entre o pé e a perna. Isso dará a folga necessária para dançar quando você estiver em pé, se equilibrando nas pontas e evitará que você as amarre apertadas demais e se machuque, cortando sua própria circulação.

1ª opção: ENROLAR UMA FITA DE CADA VEZ

Com objetivo de deixar a fita mais lisinha e discreta possível, recomenda-se enrolar todo um lado primeiro pra depois enrolar o outro. Algumas escolas ensinam começar com a fita que estará fixa na parte interna do pé, nisso a fita que está fixa na parte externa ficará por cima. Entretanto, outras escolas ensinam o contrário, começar pela fita externa e a interna passa por cima. Contudo, ambas são consideradas corretas e cabe à bailarina decidir qual modo a deixará mais firme no seu pé. O passo a passo a seguir será começando pela fita interna:

Passe a fita que está presa na parte interna do pé por cima do dorso do pé;

Passe ao redor do tornozelo e faça a volta por trás (por cima do tendão de Aquiles);

 

Continue passando pela frente do pé novamente (repetindo a volta);

Segure-o logo acima da parte interna do osso do tornozelo. Cuidado para não deixar dobras e folgas quando a fita cruzar o pé; aperte-a bem, mas sem impedir a circulação;

 

Pegue a outra fita (presa na parte externa do pé) e cruze por cima do dorso do pé;

 Passe por baixo da ponta da outra fita e dê a volta no tornozelo de modo que essa fita cubra a anterior;

 

Passe a fita pela frente até encontrar a ponta da outra fita novamente, a qual ficou segurada o tempo todo;

 Como dito anteriormente, amarre as fitas para que fiquem mais lisinhas possíveis, sem dobras e folgas.

 Faça um nó duplo com as pontas da fita na parte interna do tornozelo;

 

ESCONDER AS PONTAS DAS FITAS é a parte mais importante de todo o processo! Existem várias formas de esconder as pontas, algumas usam grampos para ajudar a empurrar e alinhar depois de colocadas para dentro, outras enrolam as fitas em rolinho e então colocam pra dentro. Isso cada bailarina decide o que fica melhor, correndo menos risco de sair do “esconderijo”.

 

Concluída a amarração de uma sapatilha, é hora de amarrar a outra!

 

 

2ª opção: ENROLAR AS DUAS FITAS SIMULTANEAMENTE

Esta é uma forma mais rápida que a anterior, porém a fita costuma ficar mais “amassada” nas partes que cruzam, o que não a deixa tão fininha em altura. Porém, sua execução é mais simples:

Como amarrar a sapatilha de ponta Cruze as fitas por cima do pé. Depois, traga-as para a parte de trás do tornozelo, cruze-as atrás e traga-as de volta para a frente repetindo a volta inteira e depois faça o nó no lado interno do tornozelo, seguindo como na opção anterior.

Pra finalizar o tutorial, veja este vídeo de Anaheim Ballet, nele temos os exemplos citados anteriormente e mais algumas dicas legais de como amarrar a sapatilha de ponta:

DICAS E OBSERVAÇÕES IMPORTANTES DE COMO AMARRAR A SAPATILHA:

1ª dica de como amarrar a sapatilha

Algumas bailarinas preferem deixar os nós de suas sapatilhas mais à frente ou mais atrás, principalmente se a região interna do tornozelo estiver dolorida ou machucada.

Como amarrar a sapatilha de ponta Recomendo não colocar atrás pois pode machucar e até danificar o tendão de Aquiles, pode ser colocado na parte mais macia, onde não fique em contato muito próximo aos ossos. Assim como não recomendo fazer o nó do lado externo do tornozelo, pois ficará mais exposta e tira toda a beleza que a fita dá à sapatilha.

 
2ª dica de como amarrar a sapatilha

Como amarrar a sapatilha de ponta Se houver muito excesso de fita após amarrar a sapatilha, pode ser mais difícil esconder as pontas. Para facilitar você pode – enquanto as sapatilhas estão amarradas – cortar o excesso de fita deixando no mínimo 4 a 5cm de sobra. Mas eu não aconselho cortar nos primeiros usos pois pode ser que você queira mudar a forma de dar as voltas na sua sapatilha, ou ainda devido seu professor não ter aprovado como as fitas foram costuradas e amarradas. Se decidir cortar, tenha cuidado para não cortar muito, pois as sapatilhas poderão ficar difíceis de amarrar, principalmente no futuro, se a fita encolher um pouco depois de usada.

3ª dica de como amarrar a sapatilha

Outro detalhe importante é que você precisa decidir qual sapatilha de ponta usará em cada pé antes de cortar o excesso de fita. Cada pé ficará com uma fita maior que a outra depois de apará-las, principalmente pelo fato do nó ficar na parte interna do tornozelo. Inclusive muitas bailarinas já dividem suas fitas deixando um lado maior antes mesmo de costura-las na sapatilha, mas isso só é feito por quem já sabe o quanto de fita gasta mais ou menos de cada lado, e mesmo assim as fitas só são aparadas definitivamente depois do nó.

4ª dica de como amarrar a sapatilha

 O corte inclinado pode ajudar a evitar o desgaste da borda cortada, mas nada melhor do que queimar suas extremidades (com cuidado pra não deixa-las preta) ou até mesmo passar um bom esmalte (incolor ou da mesma cor da fita) para garantir que as pontas não desfiem. Atenção crianças, se você vai usar sapatilha de pré-ponta ou ponta, por favor peçam aos adultos para fazerem esses ajustes pra você.

5ª dica de como amarrar a sapatilha

É extremamente importante que a bailarina saiba qual sapatilha de ponta usará em cada pé. Para isso indico fazer discretas marcações no solado ou no interior da sapatilha para registrar qual é do pé direito e qual é do pé esquerdo. Para quem está em constante troca por modelos iguais ou parecidos sugiro também marcar a data do primeiro uso, assim saberá diferenciá-las caso misture entre seus pares. Colocar suas iniciais também é valido caso misture com as de alguém.

6ª dica de como amarrar a sapatilha

Como amarrar a sapatilha de ponta Outra dica é esconder não só as pontas como o nó também. Assim, fica visivelmente mais bonito e delicado. Um pouco de spray de cabelo ajuda a segurar o nó perfeitamente no lugar, outra dica é prendê-las com um esparadrapo que camufle na fita.

7ª dica de como amarrar a sapatilha

Como amarrar a sapatilha E o elástico/cordão que fica por dentro no acabamento superior da sapatilha? Este deverá ser amarrado com nó duplo também, mas com muito cuidado pra não apertar muito, pois eles, costumam não voltar facilmente. O mesmo ocorre com as sapatilhas de meia-ponta. Para ajustá-los recomendo puxá-los à medida que flexiona e estende o pé (de preferência fazendo grand-plié em segunda e fazendo a meia-ponta alta) para ver se não está apertando no calcanhar ou se está muito relaxado. Pode ficar um pouquinho frouxo, principalmente pra quem ainda está em fase de crescimento, ou que por algum motivo tem inchaços no pé.

8ª dica de como amarrar a sapatilha

Após amarrado, recomendo segurar o nó com uma mão (pra não se distanciar da sapatilha) e puxar os cordões pra ponta da sapatilha, onde então cortará as sobras (que também não tem muita necessidade). Depois devemos escondê-las também para dentro da sapatilha. Para crianças costumamos dizer que devemos esconder as antenas de baratas, ou bigodes.

9ª dica de como amarrar a sapatilha

Com as duas sapatilhas bem amarradas, é bom fazer um exercício teste pra ver se não está muito apertada ou folgada. Pra esse teste sugiro alguns relevés e elevés passando pela meia-ponta tanto na subida quanto na decida.

10ª dica de como amarrar a sapatilha

Como amarrar a sapatilha de ponta Pergunte ao seu professor se você pode amarrar os cordões em laços para sua primeira aula. Dessa forma, você pode ajustá-los posteriormente, quando já tiver testado em vários exercícios.

Deixe suas sapatilhas confortáveis pra você, mas também não se desanime. Os professores também podem te ajudar nessa tarefa, eles conhecem seus pés e são melhores pra te orientar do que qualquer artigo como esse! Além disso, não espere que as sapatilhas de ponta sejam confortáveis. Elas serão bastante dolorosas para se dançar, principalmente pelas primeiras semanas. Com o tempo, seu processo pra calçar as sapatilhas se tornará mais pessoal e até automático.

11ª dica de como amarrar a sapatilha

Se os calcanhares de suas sapatilhas caem ao dançar, tente usá-las sem meia-calça. A pele não é tão escorregadia e a tração fará com que seus sapatos parem no lugar. Se a meia-calça for obrigatória, esfregue um pouco de resina ou de água sobre o calcanhar. Cruzar o elástico duas vezes, ou comprar uma fita com um pouco de elástico costurado na parte de trás onde se encontra com o calcanhar, também pode ajudar a evitar que a sapatilha escorregue pelo calcanhar.

Em um outro post vou falar mais sobre as sapatilhas de ponta ou pré-ponta, dessa vez sobre como costurar as fitas e outros cuidados e dicas. Enquanto isso fique a vontade pra deixar sua opinião, suas dicas e outros comentários. Aos poucos vamos edificando nosso site com muito carinho! 💜😘

 

Veja também: Dicas para melhorar sua abertura no Espacate/Split/Grand écart

Ilustrações: wikihow.com e fotos: centrestagedancestudios.com

Deixe um comentário